• Gilmar Hernandes

Alunos leem livro sobre educação financeira e simulam prática em aula


Alunos das duas turmas do segundo ano da Escola Nazaré Campo Grande estão estudando sobre educação financeira “Ei você aí, me dá um dinheiro aí!” Eles fizeram a leitura do livro “Como se fosse dinheiro”, recriaram em sala de aula uma feira de trocas e também um Minimercado Nazaré para praticar a identificação das cédulas de dinheiro, a quantidade que poderiam comprar, a venda de mercadorias e o troco.

A professora Maria José de Carvalho explicou que os estudantes além de identificarem os valores monetários, vão aprendendo a usar o dinheiro conscientemente. “Na feira de troca, os alunos perceberam que nesta modalidade sempre alguém saia perdendo, pois havia a dificuldade de estipularem o valor justo de sua mercadoria”.

Vendo essa necessidade, as crianças estudaram o surgimento da necessidade de ter um papel ou moeda como troca justa por mercadorias, recriando um minimercado em sala. “Eles chegaram à conclusão de que essa mudança facilitou muito para as pessoas adquirirem produtos. Cada aluno recebeu cédulas fictícias de dinheiro e foram as compras”, completou a professora.


Maria José destacou ainda que com a leitura, os pequenos puderam verificar que não precisamos comprar coisas desnecessárias para sobrevivermos, levando cada um a consumir de forma consciente. E trabalhando as rotinas de pensamento e destrezas em relação ao dinheiro vão aprendendo mais sobre a educação financeira.

Confira a galeria completa de fotos


49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo