• Gilmar Hernandes

Citologista alerta alunos que higienização das mãos é a melhor solução para combater bactérias e fun


Os alunos do 5º ano da Escola Nazaré Campo Grande participaram na terça-feira (2/5) do fechamento da palestra sobre higienização para evitar bactérias e fungos, com a citologista Ruth Fernandes Jara, da Secretaria Estadual de Saúde. A atividade faz parte da disciplina de Ciências Sociais, ministrada pela professora Rosângela Fernandes da Silva Mayer.

A professora ressalta que o objetivo da atividade é conscientizar os alunos da importância da higienização das mãos, verificar a presença de microrganismos em objetos e em ambientes. “Assim eles podem prevenir doenças via oral e tato”, enfatiza a professora.

“As bactérias e fungos estão presentes no nosso dia a dia e a higienização das mãos é uma das melhores maneiras de combate-los”, explica a citologista. Na primeira etapa da palestra, além de alertar os alunos sobre a importância de lavar as mãos constantemente, alimentos e cuidar da limpeza da casa, a citologista coletou material de cada um deles para verificar a ocorrência de bactérias e fungos presentes em roupas, espirros, no chão, entre outros.

Após a análise em laboratório das placas de meio de cultura de cada um dos alunos, puderam olha-las por meio do microscópio e ficaram surpresos com o resultado que encontraram. “Mas nem todas são bactérias são ruins, as que estão presentes no intestino são benéficas, pois ajudam na digestão”, destaca a citologista.

Meios de cultura são preparações químicas geralmente usadas pelo biólogo, que possuem na sua formula nutrientes entre outras substâncias que provém as condições necessárias para que os micro-organismos inoculados multipliquem-se em um meio artificial, para entre outras funções, o seu estudo e análise. Fonte: Wikipedia

Veja a Galeria de Fotos completa clicando AQUI!


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo