- Gilmar Hernandes
Alunos do ensino fundamental apresentam museu biográfico em sala de aula

Com intuito de fazer um resgate de objetos antigos, os alunos do quarto ano da Escola Nazaré Campo Grande transformaram a sala de aula em um museu biográfico, uma das categorias de museus existentes no Brasil, apresentando peças que eles levaram de casa, pertencentes aos pais e avós. A ação fez parte da disciplina de história.

De acordo com a professora, Pascalle Vieira Silva Marzon, a participação dos alunos foi fundamental na pesquisa dos objetos utilizados no passado, além de despertar o interesse geral e valorizar os elementos culturais que fazem parte da história de cada um. “Eles trouxeram objetos pertencentes aos pais, como também de seus familiares, enriquecendo assim o acervo criado em sala”, explica.

Foram expostos objetos como moinho de café, torrador de café, ferro a brasa, monóculo de foto, moedas de vários planos econômicos, disco de vinil, entre outros. Os próprios alunos fizeram a explicação dos objetos para os demais estudantes da escola, que conheceram o trabalho e a maioria dos pequenos se encantou com objetos que nunca viram na vida.
“O sucesso da exposição mostra o quão a turma compreendeu o funcionamento de um evento como este, a importância cultural para a sociedade e a existência entre vários tipos de museus no País, destacando a categoria ‘museu biográfico’, que traz em seu acervo objetos que pertenceu ou foi produzido por uma só pessoa, permitindo assim que qualquer cidadão tenha sua biografia registrada”, conclui a professora.
Galeria de Fotos: