- Gilmar Hernandes
Estudantes aprendem na prática regras de trânsito na cidade 'Nazaré'

Os alunos do segundo ano aprenderam na prática e de uma forma lúdica as regras de trânsito, transformando o pátio da Escola Nazaré de Campo Grande no centro da cidade fictícia Nazaré, com ruas, faixas de pedestres, semáforos e placas de sinalização.
As orientações foram repassadas em sala pela professora Maria José de Carvalho ensinando o significado das principais placas de trânsito, reforçando que o condutor tem de obedecer às leis, assim como os pedestres precisam estar atentos para as regras. “As crianças podem compreender melhor o trânsito. Trabalhar o prático, não ficar somente na teoria”, explica.

Depois de conhecerem as regras na teoria, os alunos pintaram as placas no papel e as colaram em papelão, afixando-as na cidade Nazaré. Para incrementar o aprendizado, os alunos, com o auxilio dos pais, confeccionaram em casa veículos de papelão, como caminhão, carro de corrida, de passeio e os mais inusitados possíveis.
“Eu aprendi que quando você vai estacionar o veículo, tem que parar no lugar permitido”, contou o aluno Arthur Moura Fernandes. Já o aluno João Elias Catan Netto alerta aos pedestres para apertar o botão de pedestres dos semáforos, para atravessar com segurança.
* Saiba mais sobre placas de trânsito
Enquanto alguns alunos iam conhecendo o trajeto com os veículos confeccionados, outros alunos faziam a parte da turma dos pedestres. Quem estava na direção seguia as orientações das placas (PARE, CUIDADO ÁREA ESCOLAR, PROIBIDO ESTACIONAR, MÃO DUPLA, VIRE A ESQUERDA, ENTRE OUTRAS) no sentido da via e prestavam atenção no trânsito. Os pedestres pediam passagem e os condutores paravam até que eles ultrapassassem a via.
