• Gilmar Hernandes

Alunos aprendem a importância da luz para plantas e áreas verdes para os seres vivos


Com o tema a luz que sustenta, dentro do Projeto Luz, os alunos do terceiro ano da ESCOLA NAZARÉ CAMPO GRANDE aprenderam na prática a importância da luz para as plantas, o alimento que elas produzem e a liberação de oxigênio para os seres vivos. A pesquisa teve início pelos alunos ao acompanharem a germinação de um grão de feijão em algodão umedecido em água, exposto a luz solar.

“Neste estudo ficou claro que o solo não é o principal fator de alimentação para os vegetais, já que em um pote com algodão e água, grãos de feijão, expostos a luz do sol, germinaram em alguns dias. A luz faz todo o trabalho de gerar vida. Já as sementes germinadas em local sem a presença de luz apresenta ausência de coloração e se mantidas ali, estarão fadadas a morte”, explica a professora Maria de Fátima Pazetto.

A partir do experimento, segundo a professora Sandra Regina Santos Pereira, a pesquisa científica levou os alunos a concluírem que as plantas fabricam o próprio alimento. “Elas absorvem a luz solar e o gás carbônico, que unem-se a água e a um elemento químico das plantas, a clorofila. Tudo isso constitui o alimento da planta, um açúcar chamado glicose, que no processo denominado fotossíntese é levada às outras partes da planta. Durante a transformação da água e do gás carbônico em alimento, a planta libera oxigênio no ar”, completa.

A professora Maria de Fátima destaca ainda que na fotossíntese, as plantas também absorvem água e sais minerais através de suas raízes, e os transportam por meio de vasos condutores até suas folhas. Os alunos, além de aprenderem que as plantas fabricam o próprio alimento, também compreenderam que são essenciais para a sobrevivência dos seres vivos, porque durante o processo de fotossíntese é libertado oxigênio, sem o qual a vida não seria possível. Puderam ainda conhecer uma horta de verdade e ainda aprenderam na prática a montar uma horta experimental na escola.


478 visualizações

CONTATO

(67) 3385 - 2268

Rua Antônio Neves de Azevedo, 50

Bairro Jardim Antártica

Cep 79092 - 286 - Campo Grande – MS

 

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

missionáriasdenazaré.com

Missionárias Filhas da Sagrada Família de Nazaré

UNIDADES NO BRASIL

 

Escola Nazaré

Jesuítas (PR) - Desde março de 1981

Escola Madre Cecília Cros

Curitiba (PR) - Desde setembro de 1983

Escola Nazaré

Campo Grande (MS) - Desde maio de 1986

CEI Sagrada Família de Nazaré

Curitiba (PR) - Desde fevereiro de 2014  

UNIDADES NO MUNDO

 

Quer receber nossas novidades?

favicon ghm.png

Copyright 2020 - Escola Nazaré - Todos os direitos reservados