• Gilmar Hernandes

Congregação Missionárias Filhas da Sagrada Família de Nazaré completa 141 anos


A Congregação Missionárias Filhas da Sagrada Família de Nazaré celebram no domingo, dia 28 de junho 141 anos de história no mundo, sendo 50 anos no Brasil e 33 anos em Campo Grande (MS). Atualmente, a congregação é gerida pela madre Montserrat Del Pozo, que vive em Roma, capital da Itália, onde é a sede da Congregação.

No Brasil, a primeira casa das missionárias foi instalada em novembro de 1964, em Santos (SP), composta pela Madre Inmaculada Louzán, Irmã Rogelia Pérez Vila, Irmã Maria Luíza Gonzalez e Irmã Sagrario Roma. Campo Grande recebeu a nona fundação brasileira, sendo instalada em dezembro 1982.


De acordo com a madre geral da Congregação Missionárias Filhas da Sagrada Família de Nazaré, Montserrat Del Pozo, a educação serve para levar o carisma e para estendê-lo a todo o mundo. “Queremos que muitas jovens se motivem, muitas jovens venham, pois Deus nunca decepciona. Poder entrar nesta relação com Deus por meio do que nosso fundador, padre José Manyanet, visualizou e quis. Acreditamos que nos coube a melhor parte, que é o carisma de estar com Jesus, Maria e José na casa de Nazaré”, explica.

Na segunda-feira (22/06), a Irmã Nelma Pereira, primeira missionária da Congregação Filhas da Sagrada Família de Nazaré no Brasil, faleceu em consequência das enfermidades de Alzheimer e mal de Parkinson.

História

A Congregação foi idealizada pelo então padre José Manyanet y Vives, falecido em 1901, beatificado em 1984 e declarado santo em 2004. Desde que foi ordenado sacerdote sempre demonstrou sua paixão pela educação da juventude, fundando em 1964 a Congregação Filhos da Sagrada Família, Jesus, Maria e José, dedicada a educação humana e cristã jovem.

Segundo os históricos, ele havia pensado em fundar uma Congregação de religiosas que se dedique à educação das jovens e por espírito de obediência ao seu bispo une o desejo ao Instituto das Irmãs da Caridade de Maria Imaculada, São Vicente de Paulo e São Luiz Gonzaga.

Mesmo percebendo que a fusão das Congregações não daria certo, segue o caminho da obediência. No dia 28 de junho de 1874 é erigida a primeira comunidade ‘Filhas da Sagrada Família de Nazaré’ e é constituído o primeiro noviciado.

Em 1877, Madre Encarnación Colomina y Agustí ingressa na Congregação como fiel colaboradora e cofundadora. Somente após 12 anos, o bispo de Barcelona, Dom José Morgades Y Gili, reconhece como Congregação o grupo de religiosas que permanece fiel ao Padre Manyanet, recebendo dele a aprovação diocesana com o nome “Filhas da Santa Casa de Nazaré”. O título atual só é atribuído em 1950.

A pedido do papa Pio XVII, em agosto de 1952, a então superiora geral Madre Cecília Cros começa a expansão missionária na América Latina, entre outros. Atualmente, as missionárias estão presentes na Espanha, Itália, Venezuela, Colômbia, Brasil, Paraguai, Equador, Camarões, Austrália e a recém fundada na Indonésia.


0 visualização

CONTATO

(67) 3385 - 2268

Rua Antônio Neves de Azevedo, 50

Bairro Jardim Antártica

Cep 79092 - 286 - Campo Grande – MS

 

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

missionáriasdenazaré.com

Missionárias Filhas da Sagrada Família de Nazaré

UNIDADES NO BRASIL

 

Escola Nazaré

Jesuítas (PR) - Desde março de 1981

Escola Madre Cecília Cros

Curitiba (PR) - Desde setembro de 1983

Escola Nazaré

Campo Grande (MS) - Desde maio de 1986

CEI Sagrada Família de Nazaré

Curitiba (PR) - Desde fevereiro de 2014  

UNIDADES NO MUNDO

 

Quer receber nossas novidades?

favicon ghm.png

Copyright 2020 - Escola Nazaré - Todos os direitos reservados