• Gilmar Hernandes

“Teoria garante que todas as crianças são inteligentes”, diz Madre Montserrat em visita ao Brasil


DSC06059.JPG

A Teoria das Inteligências Múltiplas garante que todas as crianças são inteligentes”, afirma a superiora Madre Montserrat Del Pozo, pioneira ao implantar em 1986 o modelo de ensino no colégio que leva o seu nome em Barcelona, na Espanha. A teoria, desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Howard Gardner em 1984, começou a ser implantada nos últimos anos na ESCOLA NAZARÉ CAMPO GRANDE, mantida pela Congregação ‘Missionárias Filhas da Sagrada Família de Nazaré’.

“Os pais sempre querem o melhor para os seus filhos, saber se são inteligentes e que resultados podem obter nos colégios. Os pais podem ter a certeza de que seus filhos são inteligentes. O que o colégio faz, mediante uma série de atividades, é desenvolver essas inteligências e que a criança encontre, sobre tudo, aquela que é a sua paixão”, explica Madre Montserrat, em visita a Campo Grande neste mês de março.

Madre Montserrat ressalta ainda que o colégio é um local pensado para que desenvolva as inteligências de cada criança. “Sabemos que são inteligências intrapessoal e interpessoal, chamadas também de inteligências sociais ou emocionais, a inteligência sinestésica corporal, que é a inteligência do corpo, aprendizagem que ocorre mediante o corpo, a inteligência musical, onde é inato no aluno até os dois anos ter desenvolvida esta inteligência, a inteligência naturalista, aquela inteligência do campo das hipóteses, “o que ocorrerá, o que acontecerá” e a inteligência visual espacial”, observa.

A inteligência linguístico-verbal é a que os colégios mais desenvolvem, junto com a lógico-matemática. “Todas estas inteligências são as que fazem com que o aluno tenha a confiança em si mesmo e que ele possa desenvolver seu pensamento crítico e criativo. E para ser uma criança feliz precisamos que elas tenham muitas destrezas, seja criativa, empática e resiliente”, completa.

PESQUISADOR

Em 2004, quando o psicólogo norte-americano Howard Gardner visitou pela primeira vez o Colégio Montserrat em Barcelona (Espanha) ele ficou fascinado em ver a teoria dele aplicada. “Já em 2011, quando veio inaugurar uma parte do ensino médio do colégio, disse que tinha melhorado muitíssimo e que era um colégio planetário, da forma como estava gestando o projeto educativo tão eclético, usando coisas da Índia, usando coisas dos Estados Unidos, usando coisas da Escandinávia, ou seja, como o colégio tinha criado um projeto mundial”, finaliza a Madre Montserrat.

Sobre a escola

A ESCOLA NAZARÉ CAMPO GRANDE, dando continuidade à pedagogia do padre José Manyanet (canonizado em maio de 2004), elabora e concretiza projetos educacionais de forma participativa à luz da fé e da vivência cristã. Oferece educação de qualidade desde o ensino infantil ao ensino fundamental 1 e 2, produzindo conhecimento e serviços que colaboram para o desenvolvimento econômico, cultural e social.

Com aprendizagem por meio da prática da participação, a ESCOLA NAZARÉ conta com suas características peculiares do apostolado das Missionárias Filhas da Sagrada Família de Nazaré: espírito de família, simplicidade, amor e trabalho. Presente em nove países de quatro continentes, a rede NAZARET de ensino já atendeu mais de 27 mil alunos.


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo