• escolanazarecgms

SÃO JOSÉ MANYANET - SUA VIDA


MANYANET.JPG

"O amor faz mais pedagogos que todas as escolas"

São José Manyanet

O Padre José Manyanet y Vives, nasceu em Tremp (Catalunha - Espanha) a 07 de janeiro de 1833. O mais novo de nove irmãos, ficou órfão com um ano e oito meses. Sua mãe o educou na vida Cristã e cultivou sua vocação sacerdotal. Após alguns anos de vida sacerdotal, sentiu-se chamado por Deus para trabalhar pelas famílias dando-lhes como modelo a Sagrada Família de Nazaré.

Fundou duas congregações religiosas: Filhos da Sagrada Família e as Missionárias Filhas da Sagrada Família de Nazaré. Continuadoras desse trabalho pastoral, principalmente através da Educação e Instrução da Infância e da Juventude.

Escreveu vários livros para propagar a devoção à Sagrada Família de Nazaré e para formar religiosos, famílias e crianças. Com o mesmo objetivo idealizou a ereção do Templo da Sagrada Família em Barcelona. Portador de grandes méritos e virtudes, morreu em Barcelona a 17 de dezembro de 1901.

SUA OBRA AO ALCANCE DE TODOS

maos1.jpg

O Pe. Manyanet, adiantado em seu tempo, prevendo o futuro, projeta seu carisma de Pedagogo ao longo da história.

Manyanet escolheu formas que deram uma configuração harmônica à sua pedagogia, que permanece vigente, saltando as distâncias do tempo em evolução vertiginosa de nossa época, marcadas pelas mudanças repentinas de sistemas e ideologias, agitadas pela pressa, marcada pela lei do menor esforço e saturada pelo consumo, que forma o mundo do descartável.

Nosso mundo moderno invadido pela facilidade promovida pelos meios de comunicação social, recebe neste momento presente o dinamismo e a continuidade da pedagogia do Pe. José Manyanet, iluminando os caminhos do presente e do futuro da Educação da Infância e da Juventude, com a novidade de suas contribuições. FUNDAÇÃO E TRAJETÓRIA HISTÓRICA

sagrada-familia01.jpg