INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS



INTELIGÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
É a capacidade para usar os números de maneira efetiva e raciocinar adequadamente. Inclui a sensibilidade aos esquemas, as relações lógicas, afirmações e proposições, as funções e outras abstrações relacionadas com o pensamento matemático.
Implica a habilidade para resolver problemas matemáticos e o uso de procedimentos científicos ademais da utilização adequada do raciocínio indutivo e dedutivo.
Suas destrezas mais notórias são poder reconhecer padrões abstratos, fazer em bom uso do raciocínio indutivo e dedutivo, reconhecer relações e conexões, ser capaz de resolver um cálculo complexo e a possibilidade de utilizar um raciocínio estritamente cientifico.

Características
-
Percebe os objetos e sua função no entorno.
-
Domina os conceitos de quantidade, tempo e causa-efeito.
-
Utiliza símbolos abstratos para representar objetos e conceitos concretos.
-
Demonstra habilidade para encontrar soluções lógicas aos problemas.
-
Percebe modelos e relações.
-
Planeja e coloca em prova hipóteses
-
Emprega habilidades matemáticas: estimação, cálculo, interpretação de estatística ...
-
Se entusiasma com operações complexas
-
Pensa em forma matemática: provas, hipóteses, modelos, argumentos
-
Utiliza tecnologia para resolver os problemas
• Está presente nos cientistas, engenheiros, programadores de computadores, contadores, advogados, banqueiros e matemáticos.
INTELIGÊNCIA LINGUÍSTICO-VERBAL
É a capacidade de formular o pensamento em palavras e usar a linguagem de maneira eficaz. Inclui a sensibilidade para os sons, os significados e as funções das palavras. Permite-nos recordar, analisar, resolver problemas, planificar e criar.
-
As bases da inteligência linguística verbal se estabelecem antes do nascimento já que a audição se desenvolve intrauterinamente e daí a importância de falar, ler e cantar para as crianças nas etapas pré e neonatal.
Manifesta as seguintes destrezas: a compreensão da ordem e do significado das palavras, a possibilidade de ensinar, explicar e aprender, junto a boa disposição para entender o humor linguístico ou cria-lo, a arte de convencer os outros e a facilidade de memorizar e recordar. Tem também a possibilidade de realizar uma análise metalinguística.

Características
-
Escuta e responde a palavra falada.
-
Imita sons e forma de falar, de ler e escrever de outras pessoas
-
Escuta com atenção, compreende parafraseia, interpreta e recorda o que foi falado.
-
Le de forma eficaz, compreende, sintetiza, interpreta ou explica e recorda o que leu.
-
Escreve de forma eficaz; compreende e aplica as regras gramaticais, ortográficas e de pontuação e utiliza um vocabulário amplo e apropriado.
-
Mostra capacidade para aprender outras línguas.
-
Emprega as habilidades de escutar falar, escrever e ler para recordar, comunicar, debater, explicar, persuadir, criar conhecimentos, construir significados e refletir sobre os feitos da linguagem.
• Nos poetas, teatrólogos, escritores, novelistas, oradores e comediantes podemos encontrar a inteligência lingüística bem desenvolvida.
INTELIGÊNCIA VISUAL ESPACIAL
É a capacidade de pensar três dimensiones. A habilidade para perceber de forma precisa o mundo visual e espacial e efetuar transformações a partir destas percepções. É capaz de produzir ou decodificar informação gráfica.
Inclui a sensibilidade às cores, a linha, a forma e o espaço e a relação entre estes elementos. Implica também a capacidade de visualizar, de representar de maneira gráfica as ideias.
Entre as destrezas especificas ocupam um lugar destacado a imaginação ativa, a grande capacidade de formar imagens mentais, uma boa orientação espacial e a facilidade de levar a cabo representações gráficas, o fácil reconhecimento de relações entre objetos situados no espaço, a possibilidade de manipular imagens mentalmente e a percepção exata de uma realidade desde a perspectivas distintas.

Características
-
Aprende mediante a observação
-
Se desloca e transporta objetos no espaço de maneira eficaz
-
Percebe e produz imagens mentais, pensa em términos gráficos e visualiza detalhes
-
Interpreta gráficos, mapas e diagramas
-
Desenha, pinta, constrói, modela.
-
Pode ver um objeto desde diferentes perspectivas.
-
Percebe modelos e padrões.
-
Desenha representações visuais para a informação.
Engenheiros, escultores, cirurgiões plásticos, artistas gráficos e arquitetos dependem desta inteligência para atuarem com êxito.

INTELIGÊNCIA MUSICAL
É a capacidade de produzir e apreciar tanto o ritmo como o tom e o timbre dos sons e de valorizar as distintas formas de expressividade musical. Inclui a sensibilidade para perceber e identificar as formas musicais e transformá-las. Permite reconhecer, criar e produzir música.
Suas destrezas são a apreciação da estrutura e o ritmo da música, A unidade, a capacidade de desenvolver esquemas para a audição de músicas e ritmo.
Uma grande sensibilidade para os sons que facilitam reconhecer, criar e reproduzir não só o som, mas também a melodia, o ritmo e o tom.
Características
-
Escuta e tem interesses por uma variedade de sons e é capaz de organizá-los em modelos significativos.
-
Busca ocasiões para escutar músicas
-
Responde a música mediante a direção, execução, dança, interpretando os tempos da música, o debate e a análise, a avaliação e exploração do conteúdo e significado da música.
-
Reconhece e expõe as características de diferentes estilos e gêneros musicais.
-
Recopila música e informações sobre a mesma e toca instrumentos musicais.
-
Desenvolve a habilidade para cantar e/ou tocar um instrumento.
-
Emprega vocabulário e as notas musicais.
-
Pode criar composições e/ou instrumentos musicais originais.
É destaque dos músicos, cantores, compositores e maestros.

INTELIGÊNCIA NATURALISTA
É a capacidade que tem as pessoas para distinguir, classificar e utilizar elementos do meio ambiente- animais ou plantas- tanto do ambiente urbano como do suburbano ou do rural. De maneira geral, esta inteligência implica o entendimento do mundo natural incluindo as plantas, os animais e a observação cientifica da natureza.
Conta com muitas destrezas, entre as quais figura a comunhão com a natureza, a sensibilidade rumo a flora natural que leva a admiração e a busca de novos elementos, a habilidade de cuidar e interatuar com seres vivos, o reconhecimento e a classificação das espécies, o cultivo das plantas e a capacidade de apreciar o impacto da natureza.
Características
-
Explora âmbitos humanos e naturais.
-
Aproveita a oportunidade para observar, identificar, interatuar com objetos, plantas ou animais.
-
Classifica objetos segundo suas características.
-
Manifesta desejos de compreender como funcionam as coisas.
-
Se interessa pela evolução de sistemas e a relação entre os sistemas naturais.
-
Preferem as atividades ao ar livre.

INTELIGÊNCIA CORPORAL-CINESTÉSICA
É a capacidade de usar todo o corpo para expressar ideias e sentimentos, realizar atividades ou resolver problemas. Começa com o controle dos movimentos automáticos e voluntários até conseguir o emprego do corpo de maneira altamente diferenciada e competente.
Inclui também a facilidade no uso das próprias mãos para produzir ou transformar. Se manifesta por umas destrezas concretas como ter consciência corporal, possuir um bom controle dos movimentos corporais e a possibilidade de programa-los, estabelecer conexões entre a mente e o corpo, desenvolver habilidades miméticas ou conseguir uma melhora das diferentes funções corporais.
Características
-
Prefere tocar, apalpar ou manipular aquilo que deve aprender
-
Desenvolve sua coordenação e sentido do ritmo.
-
Aprende melhor por meio da experiência direta e da participação.
-
Desfruta em atividades concretas de aprendizagem.
-
Demonstra condições para a atuação, atletismo, dança, costura, modelagem...
-
Demonstra destreza em tarefas que requerem o emprego de motricidade fina ou grossa.
A inteligência corporal-cinestésica pode ser melhor observada em atores, atletas, mímicos, artistas circenses e dançarinos profissionais.

INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL
É a capacidade de compreender aos demais e interagir eficazmente com eles. Inclui a capacidade para discernir e responder de maneira adequada aos estados de animo, os temperamentos, as motivações e os desejos de outras pessoas e a habilidade para formar e manter relações e assumir papéis (responsabilidades) dentro do grupo.
São algumas de suas destrezas a comunicação efetiva tanto verbal como a não verbal, a capacidade de entender os estados de ânimo, os sentimentos e as motivações dos outros
Manifesta uma boa capacidade de trabalhar cooperativamente em grupo, escuta e aprecia a perspectiva dos outros, mesmo quando difere da sua, cria empatia com os demais e é muito capaz de criar e manter sinergia em um grupo.
Características
-
Estabelece e mantém relações
-
Reconhece utilizar diversas maneiras de relacionar-se
-
Percebem os sentimentos, motivações, condutas dos demais.
-
Participa em projetos cooperativos.
-
Influi sobre ações e opiniões dos demais.
-
Desenvolve habilidades de mediação
-
Percebe diversas perspectivas nas questões sociais ou políticas.
inteligência interpessoal é desenvolvida nos professores, terapeutas, políticos e líderes religiosos.
INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL e INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL
É o conhecimento de si mesmo e a habilidade de adaptar a própria maneira de atuar a partir desse conhecimento. Implica a auto-reflexão, a metacognição e a correta percepção de si mesmo. Inclui o conhecimento das próprias habilidades e limitações, a consciência dos estados de animo interiores, as intenções e motivações, os medos e desejos, a capacidade de autodisciplina e auto-estima e o conhecimento do seu temperamento e caráter.
São destrezas desta inteligência a concentração, a apreciação da própria experiência, a capacidade de pensar sobre o exercício do seu próprio pensamento, um raciocínio correto e de nível superior e a consciência dos seus sentimentos junto com a facilidade de expressa-los

Características
-
Tem consciência de suas próprias emoções.
-
Encontra maneiras de expressar seus sentimentos.
-
Estabelece e alcança objetivos pessoais.
-
Reconhece e vive segundo um sistema de valores.
-
É capaz de trabalhar individualmente.
-
Se questiona sobre as grandes perguntas existenciais.
-
Está em constante processo de crescimento pessoal.
-
Tenta compreender as próprias experiências pessoais.
-
Reflete.
-
Busca oportunidades para atualizar-se e renovar-se.
-
Tem confiança nos demais.
Um bom desempenho da inteligência intrapessoal pode ser encontrada em filósofos, conselheiros espirituais, psicólogos e pesquisadores de padrões de cognição.