ENSINO FUNDAMENTAL 2



Etapa do 6º ao 9º ano

“Educar o coração e a inteligência das crianças e jovens”
Tem por objetivo proporcionar ao educando formação integral e dar condições ao aluno de desenvolver suas potencialidades objetivando a sua realização, participando da obra do bem comum por meio de uma formação espiritual, humanística e de uma cidadania consciente.
O Ensino Fundamental terá as seguintes áreas do conhecimento na sua matriz curricular:
-
Língua Portuguesa
-
Geografia
-
História
-
Ciências da Natureza
-
Matemática
-
Arte
-
Educação Física
-
Inglês
-
Mind Makers
-
Ensino Religioso
-
Interpretação textual
-
Inteligências múltiplas
Todas as áreas do conhecimento são de frequência obrigatória, serão avaliadas por aproveitamento, sendo atribuída notas as mesmas. A média mínima para aprovação é 7,0 por bimestre.
Teoria das Inteligências Múltiplas
Howard Gardner ao criar a “teoria das inteligências múltiplas” não estava desenhando um currículo escolar nem preparando um modelo para ser utilizado nas aulas, possivelmente não o pensou nunca, só oferecia ao mundo o resultado de sua investigação sobre a psicobiologia do ser humano.
Queremos uma escola que seja capaz de gerar a aprendizagem para a vida, a teoria de Howard Gardner nos abriu horizontes partindo de um conhecimento mais real de cada aluno que nos permite atender a diversidade e otimizar as aprendizagens dando lugar a uma maneira diferente de aprender.
A teoria das oito inteligências oferece aos educadores uma oportunidade muito ampla para poder adaptar de maneira criativa os princípios fundamentais das Inteligências múltiplas a qualquer contexto educacional.
Colocamos as inteligências em prática por meio de algumas atividades como:
-
Formação diária
-
Rotinas de pensamentos
-
Destrezas de pensamento
-
Projetos de compreensão
-
Trabalho cooperativo
-
Mapa mental
-
Língua estrangeira inglês
-
Grupos: base, formal e informal
FORMAÇÃO é um momento privilegiado do dia, quando a criança chega a escola. É hora de favorecer a criatividade, a capacidade de descobrir, imaginar e dar forma ao inédito. Tudo ajuda a criança em seu crescimento integral como pessoa. É o momento da reflexão, oração e as canções.
OS PROJETOS DE COMPREENSÃO são uma maneira inovadora de trabalhar o aprendizado significativo por meio dos grupos: base, formal e informal. A partir de umas perguntas, o aluno é capaz de dar resposta a novos questionamentos sobre os temas propostos e expressar-se de uma maneira criativa e prática. Os pais apoiam estes projetos com a sua participação.
LINGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS)
Durante toda o Ensino Fundamental irá consolidando o aprendizado do Inglês mediante jogos, contos, canções, dramatizações e vocabulário. Os alunos também usam esta língua como meio de comunicação. Para chegar a ser uma escola multilíngue proporcionamos aos alunos uma estimulação auditiva que integra sons, ritmos, intensidade e melodias determinantes para a aquisição natural de qualquer língua.
A ARTE é um laboratório de criação e experimentação onde se trabalha com diferentes materiais, texturas e técnicas e se oferece aos alunos diversas possibilidades para que possam expressar-se livremente desenvolvendo sua capacidade criativa potenciando o interesse artístico e incentivando a imaginação.
MIND MAKERS Proporcionar uma formação alinhada às exigências do mercado de trabalho é a melhor forma de garantir que seu filho tenha um futuro de sucesso. As disciplinas Mind Makers oferecem o ambiente e as ferramentas ideais para que crianças e adolescentes desenvolvam habilidades indispensáveis para a vida profissional e pessoal.
APRENDIZAGEM COOPERATIVA
A cooperação consiste em trabalhar juntos para alcançar objetivos comuns. Na aprendizagem cooperativa os alunos buscam o êxito não só para eles mesmos, mas para todos os membros do grupo. Através de grupos reduzidos os alunos trabalham juntos para maximizar seu próprio aprendizado e o dos demais.
PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO
Realizando tarefas que requerem o uso do pensamento, não necessariamente quer dizer que os alunos saibam pensar. É preciso ensiná-los a pensar. E para isso usamos o mapa mental, rotinas e destrezas de pensamento.
HORÁRIOS
Do 6º ao 9º ano são ofertados no período da manhã
-
Entrada às 7 horas e Saída às 11h30
Tolerância de 10 minutos na saída
